Estudantes e Bolseiros

O CLUP conta atualmente com 12 membros estudantes e bolseiros.

Ana Sofia Freixo Pinto

É doutoranda do curso de Ciências da Linguagem – variante Linguística da Faculdade de Letras da Universidade da Universidade do Porto (FLUP) do curso de Ciências da Linguagem e bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) no âmbito do protocolo entre a FCT e o Centro de Linguística da Universidade do Porto (CLUP). É licenciada em Ciências da Linguagem e mestre em Linguística pela FLUP. No mestrado, apresentou a dissertação Marcadores de reformulação parafrásticos no género artigo científico. Atualmente, colabora como revisora na elingUP – Revista eletrónica de Linguística dos Estudantes da Universidade do Porto. É sócia da Associação Portuguesa de Linguística.

-> E-mail
-> CienciaVitae

Bárbara Azevedo

Licenciada em Ciências da Linguagem (Variante de Linguística) e Mestre em Português Língua Segunda/ Língua Estrangeira pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Realizou estágio curricular, na Facultad de Filología y Letras da Universidad de Extremadura, em Cáceres, Espanha, tendo desenvolvido o tema “Fraseologia e gestos no ensino de Português Língua Estrangeira para hispanofalantes”. Desde que terminou o Mestrado, dedica-se ao Ensino de Português Língua Estrangeira, em diversas escolas, e à elaboração de materiais didáticos nesta mesma área. Frequenta, atualmente, o Doutoramento em Ciências da Linguagem (Linguística) na FLUP, na área de Semântica, fazendo investigação sobre questões de tempo em Português Europeu e em Espanhol Europeu. Tem publicações nos domínios da Semântica e do Ensino de Português Língua Estrangeira.

-> E-mail
-> CienciaVitae

Carlos Rogério Sousa e Silva

Carlos Silva é estudante de doutoramento do curso de Ciências da Linguagem da Faculdade da Universidade do Porto e investigador do Centro de Linguística da Universidade do Porto, financiado pela FCT através da bolsa nº 2020.07466.BD. As suas áreas de atuação são a tipologia fonológica, a linguística histórica e computacional e a fonologia teórica. Em particular, a sua pesquisa debruça-se sobre a inferência de estruturas e mecanismos autossegmentais através do estudo da estabilidade fonológica e universais implicacionais. O seu projeto de doutoramento explora a formação das línguas crioulas para distinguir que segmentos/traços fonológicos são mais (in-/)estáveis e o que motiva o seu comportamento, especialmente no que diz respeito às consoantes palatais.

-> E-mail
-> CienciaVitae

Edna Boliqueime

Licenciada em Estudos Portugueses pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). Encontra-se a finalizar o Mestrado em Linguística, com uma dissertação na área da Historiografia Linguística intitulada “As figuras de construção na gramaticografia portuguesa do século XVIII”, e a frequentar o Doutoramento em Ciências da Linguagem na FLUP. As suas principais áreas de interesse são a Historiografia Linguística, a Linguística Histórica e a Sintaxe. Integra a equipa de revisão linguística da revista elingUP e do Portal InfoCosméticos. Em 2019, publicou na elingUP um artigo nas áreas da sintaxe e da semântica e, em 2021, participou com uma comunicação oral no IJUP. Tem colaborado em diversos projetos, nomeadamente no LMOOC Introduction to Portuguese, e integrou a equipa de apoio à organização do 3º Encontro sobre Morfossintaxe da Língua Gestual Portuguesa e outras Línguas de Sinais.

-> E-mail
-> CienciaVitae

Enio Soares

Estudante do 3º Ciclo de Estudos em Ciências da Linguagem na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP-UPorto), ramo Linguística; mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP) (2015); especialista em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela USP/Univesp (2013); licenciado em Letras pelo Centro Universitário Moura Lacerda (2010). Professor de Gramática, Literatura e Composição/Produção Textual com experiência na rede pública e privada; pesquisador colaborador do Gepalle – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização, Leitura e Letramento (USP). Estuda, à luz da Análise de Discurso, as relações democráticas no contexto escolar e o discurso político de campanha eleitoral nas redes sociais.

-> E-mail
-> CienciaVitae

Inês Cantante

Apaixonada por livros, licenciou-se, em 2016, em Línguas e Estudos Editoriais, na Universidade de Aveiro, onde descobriu um particular interesse pela área de Revisão de Texto.Mestrada em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em 2018, foi na investigação que encontrou a sua verdadeira inspiração para o futuro, ao desenvolver a dissertação “Sobre a Semântica de Adjetivos Adverbiais Modais”. Doutoranda em Linguística, na mesma faculdade, encontra-se a desenvolver a sua Tese, na área da Semântica. Membro do Centro de Linguística da Universidade do Porto, tem como principal área de interesse de investigação a Semântica frásica, tendo desenvolvido, também, um gosto particular pela Análise do Discurso. Para além da investigação, tem como paixão os livros.

-> E-mail
-> CienciaVitae

Marta Afonso

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em 2005, concluiu em 2006 uma Pós-Graduação em Literaturas Românicas. Em 2010, obteve o Diploma de Estudos Avançados em Linguística, na Universidade de Santiago de Compostela, e encontra-se a frequentar o Doutoramento em Linguística, na mesma Universidade, desenvolvendo a sua investigação nas áreas de História da Língua Portuguesa, Filologia, Variação e Linguística de Corpus. Foi leitora do Instituto Camões nas Universidades de Provence e Nice, e lecionou como Assistente Convidada na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Atualmente, tem trabalhado como consultora em projetos de Inteligência Artificial e como professora de Português Língua Estrangeira.

-> E-mail
-> CienciaVitae

Mariana Siva

Natural de Braga e licenciada em Línguas Aplicadas pela Universidade do Minho, onde adquiriu o gosto pela linguística, tendo sido essa a motivação para a inscrição no Mestrado em Linguística da FLUP, que frequenta atualmente e ao abrigo do qual realizou uma dissertação sobre as propriedades sintáticas de um subtipo de orações relativas do português europeu, sob a orientação da Professora Ana Maria Brito. A sua principal área de interesse é a sintaxe, tendo também interesse em explorar as áreas da linguística forense e computacional. Colabora com a Revista Eletrónica de Estudantes de Linguística elingup, como membro da equipa responsável pela realização de entrevistas. A par do interesse pela linguística, pratica a modalidade de xadrez ao nível federado, tendo representado a Universidade do Porto enquanto atleta da modalidade e conquistado uma medalha de ouro coletiva na época 2019/2020.

-> E-mail

Maria Luís van Zeller Campos Feijó Queirós

Rute Alexandra Félix Rebouças

Rute Rebouças é estudante do 3º Ciclo de Estudos em Ciências da Linguagem, variante Linguística, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e bolseira de Investigação em Doutoramento no âmbito do protocolo entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e o Centro de Linguística da Universidade do Porto (CLUP). Licenciada em Ciências da Linguagem pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, concluindo o Mestrado, na mesma faculdade, com a apresentação da dissertação Sobre o Verbo Ficar em Construções Progressivas. Colaboradora da Revista elingUP, desde 2016, coeditora e responsável pela equipa de revisão linguística, desde 2019. É coeditora do livro À Conversa com Linguistas e das separatas À Conversa com a Professora Doutora Maria da Graça Pinto e À Conversa com a Professora Doutora Ana Maria Brito.

-> E-mail
-> CienciaVitae

Violeta Magalhães

Licenciada em Ciências da Linguagem pela FLUP. Atualmente encontra-se a finalizar o Mestrado em Linguística na mesma instituição no ramo da Psicolinguística, com uma dissertação sobre a relação entre prática musical e atividade da escrita. Como principais áreas de interesse contam-se a Psicolinguística, mas também a Semântica, a Análise do Discurso e a Linguística Forense. Desde o início da sua formação tem participado em diversos congressos, tais como: IJUP, Fórum de Partilha Linguística, Workshop Mulheres no Discurso ou ENAPL. É editora da Revista eletrónica de Linguística dos Estudantes da Universidade do Porto elingUP e coordenadora da equipa responsável pelas entrevistas realizadas nesse âmbito. Colabora no Portal InfoCosméticos enquanto revisora de texto. Nasceu em 1997 no Porto, onde reside. Estudou violoncelo e canto, instrumentos que discretamente acompanham o seu trabalho.

-> E-mail
-> CienciaVitae

Viviane Maia

Doutoranda da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde desenvolve sua tese sobre análise de autoria forense sob a orientação do Professor Doutor Rui Sousa-Silva. Mestre em Letras/ Estudos da Linguagem e graduada em Letras – Português, Inglês e Literaturas correspondentes; ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Concluiu dois MBAs em Gerenciamento de Projetos e em Business Intelligence na Universidade Federal Fluminense (UFF) e na PUC-Rio, respetivamente. Trabalhou durante doze anos com projetos acadêmicos. Foi responsável pela organização do Grupo de Leitura de Linguística Forense e Computacional no CLUP – Centro de Linguística da Universidade do Porto. Atualmente, trabalha na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) como Gestora Administrativa da Unidade de Gestão de Comunicação.

-> E-mail
-> CienciaVitae