Porto Meeting: Encontro de comunidades wikimedistas em línguas menorizadas e minoritárias

O CODA – Centre for Digital Culture and Innovation – junta-se às associações promotoras da Wikimedia em Portugal, Espanha e Itália  para convidar a comunidade académica e outros interessados a participar no dia de abertura do Porto Meeting: Encontro de comunidades wikimedistas em línguas menorizadas e minoritárias, que terá lugar no dia 16 de junho, no Anfiteatro 2 da FLUP. Em foco estarão as línguas minoritárias ibéricas.

programa deste primeiro dia pretende colocar em interação a comunidade wikimedista e a comunidade académica. Para além das boas-vindas aos elementos das comunidades das línguas minoritárias, reflete-se sobre o passado e o presente destas línguas e apresentam-se projetos de recuperação, onde se inclui também a Wikimedia. Nos dias 17 e 18, os wikimedistas de línguas minoritárias discutirão entre si o estado das suas wikis e formas de colaboração para potenciarem a sua atividade. No final deste encontro, pretende-se produzir uma declaração de princípios e um plano de ação comum que ficarão associados à cidade do Porto e à FLUP.

As plataformas da Wikimedia têm sido importantes para o desenvolvimento de ferramentas pela academia e pela indústria no âmbito do mapeamento e processamento de informação e da linguagem. É cada vez maior o número de instituições GLAM (Galleries, Libraries, Archives and Museums) que associam os seus acervos digitais à Wikidata, a maior rede de conhecimento atual – por exemplo, NOVA FCSH, Universidade de Edimburgo, Museu Reina Sofía, MoMA, The British Museum, Smithsonian Archives of American Art. Para além de facilitarem a ligação e os estudos cruzados com fontes diversas, a Wikidata proporciona uma redundância de segurança para os dados das instituições. Releva-se ainda a importância da Wikipedia que, ao utilizar o conhecimento académico como referência primária, pode aumentar exponencialmente a sua difusão e o seu impacto social.

Os projetos Wikimédia assentam num pressuposto de diversidade linguística. Partem de um esforço coletivo para que seja possível consultar o máximo de informação e conhecimento no máximo de idiomas. Para além de facilitarem o acesso à soma de todo o conhecimento, servem para proteger as línguas minoritárias ou menorizadas.

https://meta.wikimedia.org/wiki/Porto_Meeting_2023/Program/pt

Organização

CODA – Centre for Digital Culture and Innovation

Wikimedia Portugal

Wikimedia España

Wikimedia Italia

Apoios:

Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Reitoria da Universidade do Porto

Instituto Pernambuco – Porto Brasil

Departamento de Estudos Portugueses e Românicos

Centro de Linguística da Universidade do Porto