AulaAberta#CODA | Linguística Românica – Oficinas práticas de medição automática de distâncias entre línguas

O CODA e Carlos Silva – docente da UC de Linguística Românica, da licenciatura de Ciências da Linguagem – organizam duas aulas abertas / oficinas práticas dedicadas à temática do cálculo automático de distâncias entre línguas. Estas oficinas vêm na sequência da aula aberta “Galego, Português, Castelhano e suas variedades – Medição automática de distâncias entre línguas” de dia 22 de março. Ambas as sessões contarão com o apoio presencial dos elementos do CODA.

“Cálculo de distâncias entre línguas com recurso a listas Swadesh”

Carlos Silva (CLUP | FLUP)

sala 206, FLUP

24.maio, 10:00 – 11:30

Nesta oficina, os participantes irão usar pequenas listas Swadesh de línguas românicas faladas na Península Ibérica e crioulos do português com transcrição fonética e ortográfica para cálculo e visualização de distâncias fonéticas e lexicais entre elas. A sala 206 já está equipada com computadores, mas os interessados poderão trazer o seu portátil e instalar o software necessário na aula.

“Cálculo de distâncias entre línguas com recurso a grandes corpora”

José Ramom Pichel (Proxecto Nós | CiTIUS – U. Santiago de Compostela)

sala DEPER, FLUP

26.maio, 8:30 – 11:30

Nesta oficina, os participantes irão aprender a recolher grandes corpora a partir dos projetos Wikipedia para as diversas línguas românicas ibéricas, aplicando de seguida métodos para extrair distâncias linguísticas a partir de n-gram, que também contém informação sintática e morfológica. Para esta sessão prática os participantes devem trazer o seu computador portátil.