Resultados de pesquisa

O trabalho concretizado até ao presente momento permitiu a realização dos seguintes resultados:

1. Organização da coleção completa de amostras do Arquivo Dialetal.

2. Transcrição e descrição linguística da quase totalidade das amostras.

3. Tratamento cartográfico dos dados linguísticos.

4. Disponibilização pública de uma parte dessa coleção, através desta página.

5. Melhoria das condições técnicas das recolhas obtidas a partir de 2011.

Um outro tipo de resultados do trabalho desenvolvido que consideramos também muito importante é o de alguns trabalhos científicos que têm sido desenvolvidos a partir dos recursos do Arquivo.

O acervo do Arquivo, com efeito, tem suscitado o interesse de investigadores de diversas questões de fonética e fonologia do português que, a partir dos dados da nossa coleção, puderam aprofundar os seus estudos em várias matérias. Salientamos, a este propósito, os trabalhos de:

* Ana Paula Alencastro (Pontifícia Universidade de Rio Grande do Sul, Brasil), sobre o apagamento e contração de vogais em contexto de sândi externo;

* Iiris Rennicke (Universidade de Helsínquia, Finlândia), sobre a variação na realização de róticos em português europeu;

* Ilpo Kempas (Universidade Técnica de Seinäjoki, Finlândia), sobre as realizações fricativadas de oclusivas sonoras intervocálicas em português europeu.

A nível do trabalho de investigação realizado sobre os próprios dados do Arquivo pelos investigadores da equipa, salientamos duas comunicações apresentadas em congressos científicos em 2012:

* Martins, P. T. & Veloso, J. 2012. Inter-judge agreement in transcribing dialectal data: a study of a corpus of dialectal Portuguese. Poster apresentado na “45th Annual Meeting of the Societas Linguistica Europaea”, Universidade de Estocolmo, Suécia.

* Rennicke, I. & Martins, P. T. 2012. Algumas considerações sobre as realizações fonéticas de /R/ em português europeu. Comunicação apresentada no “XXVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística”, Universidade do Algarve, Portugal.

* Veloso, J. & Martins, P. T. 2012. Tratamento linguístico e cartográfico de um conjunto de amostras dialetais do português europeu: primeiros resultados. Comunicação apresentada no “XXVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística”, Universidade do Algarve, Portugal.