Integrados

O CLUP conta actualmente com 25 membros integrados.

Ana Maria Brito

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Responsável, desde 2007, pelos cursos de Mestrado e de Doutoramento em Linguística e / ou Ciências da Linguagem. É autora de dois livros e co-autora de outros dois, entre eles, da Gramática da Língua Portuguesa, Caminho, Lisboa, 2003, e também de mais de setenta artigos e capítulos de livros nas suas principais áreas de investigação: sintaxe do Português, sintaxe comparada, interfaces sintaxe-semântica e sintaxe-morfologia, variação sintática. Os seus interesses fundamentais são a sintaxe do SN, possessivos, complementos e modificadores no SN, orações relativas e interrogativas, construções ditransitivas, nominalizações deverbais, infinitivo nominalizado, construções comparativas e consecutivas. Recentemente tem-se interessado pela morfossintaxe das línguas gestuais, em particular pela LGP (Língua Gestual Portuguesa).

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Ângela Carvalho


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Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses e Franceses (Ramo Educacional) e doutorada em Didática de Línguas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), tendo igualmente Mestrado em Ensino de Português Língua Segunda / Língua Estrangeira pela mesma faculdade. É docente de Português Língua Estrangeira (PLE) e de Didática do Português Língua Estrangeira, sendo ainda formadora de professores em formação inicial, sobretudo de PLE, fazendo inclusivamente orientação e supervisão de estágio pedagógico e relatório final de estágio. Tem igualmente participado em múltiplas ações de divulgação da língua e cultura portuguesas em universidades estrangeiras. As suas áreas de investigação estão relacionadas com a didática do PLE e com análise do discurso. Desde de 2013 é membro da Comissão Científica do CLUP e, desde 2015, integra APROLÍNGUAS. Desde junho de 2017 é Coordenadora do LAPE Universidade do Porto – Faculdade de Letras dos exames CAPLE. Desde outubro de 2015 é Professora Auxiliar na FLUP.

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António Leal


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Professor auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Concluiu o doutoramento em Linguística em 2009 na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e o mestrado em 2002 na mesma universidade. A sua área principal de investigação é semântica formal ao nível da frase e do discurso, trabalhando tópicos como semântica do tempo e aspeto, quantificação, verbos de movimento e preposições e análise de sentimento. É autor de vários artigos em revistas nacionais e internacionais, assim como de capítulos de livros. É coeditor do livro Estudos de Semântica. Foi investigador principal do projeto Verbos e Preposições em Português Europeu (financiado pela F.C. Gulbenkian).

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Fátima Oliveira


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É responsável, desde 2007, pelo curso de licenciatura em Ciências da Linguagem. Coeditou 4 livros, é coautora de um livro (Gramática da Língua Portuguesa, 2003) e fez a revisão científica de dez livros. Também publicou mais de cem artigos e capítulos de livros nacionais e internacionais nas áreas da sua especialização, em particular em semântica formal da frase e do discurso em inter-relação com sintaxe e também com pragmática. Os seus interesses fundamentais têm sido sobre diversos temas, sobre o Português, mas também em comparação com outras línguas: tempo, aspeto e modalidade na frase e no discurso, questões de genericidade e de quantificação nominal, em particular semântica dos indefinidos, questões semânticas e pragmáticas de Foco, predicados complexos (nominalizações e verbos leves), construções estativas e resultativas, e mais recentemente sobre verbos de movimento e preposições e ainda definidos fracos. Ultimamente, interessa-se também por comparação do Português com línguas tipologicamente diferentes e por questões lexicais associadas a aplicações no domínio de L2 e de análise de sentimento.

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Inês Oliveira

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (FLUP, 2006), Mestre em Português Língua Segunda – Língua Estrangeira com a dissertação Coesão Interfrásica. Os conectores discursivos em produções escritas de alunos de PLE (FLUP, 2010) e doutorada em Linguística, na área da sintaxe, com a tese Usos Verbais e Nominais do Infinitivo em Português Europeu͟ (FLUP, 2015). Desde 2009, tem exercido funções como Assistente Convidada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Desde 2012, é membro do CLUP. As suas principais áreas de investigação centram-se na sintaxe, na linguística histórica e ensino de línguas. Em 2014, colaborou no projeto Representações de e sobre género linguístico e suas implicações em contexto educativo, integrado no Centro de Investigação e Desenvolvimento em Educação (INED/ESE-PP), tendo como colaborador responsável Adriana Baptista e investigadores do Projeto Celda Choupina, José António Costa e Joana Querido. Desde novembro de 2016, colabora, pelo mesmo centro de investigação e com o mesmo grupo de investigadores, no projeto Língua e Cidadania: das relações entre palavras ao Conhecimento do mundo.

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Isabel Margarida Duarte

Doutora em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2000), Mestre em Ensino do Português (1990) e licenciada em Filologia Românica (1977) pela mesma Universidade. É Professora Associada de Linguística e membro do Centro de Linguística da Universidade do Porto. É Diretora dos cursos: Mestrado em Português Língua Segunda/ Língua Estrangeira, Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundário. Principais áreas de investigação: relato de discurso, marcadores discursivos, análise contrastiva (línguas românicas) e linguística aplicada ao ensino do português (como língua materna e como língua estrangeira). Dentro da área da Pragmática e da Análise do Discurso, tem-se dedicado, ainda, ao estudo de fenómenos linguístico-discursivos da oralidade espontânea em português europeu.

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Isabel Galhano Rodrigues


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Investigadora integrada no CLUP, colaboradora no Instituto de Comunicação da NOVA e no Instituto de Literatura Comparada-Margarida Losa. Professora auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, lecionando os cursos de linguística alemã e de comunicação intercultural dos 1º, 2º e 3º ciclos de estudos. Investigação desenvolvida: análise contrastiva do português-alemão, linguística pragmática, linguística de texto, análise da conversação/interação face a face, multimodalidade da comunicação e estudos do gesto. No presente: estudos (geralmente de caso) linguístico-etnográficos e/ou cognitivos sobre a multimodalidade da interação face a face em contextos específicos e sobre temas variados: coordenação entre gestos coverbais e fala na contextualização de apartes durante a produção do enunciado, multimodalidades (prosódica, cinésica e verbal) na argumentação e na organização do discurso, a deixis multimodal, gestos de listar, espaço gestual em diferentes culturas e géneros, gestos na interpretação de conferência, gestos dos pés, gestos em rezas contra o mau olhado e sinais gestuais e incorporação de conceptualizações em crianças surdas com implante coclear. Atividades colaterais: documentação linguística, filme etnográfico e documentário – resultantes da recolha de dados em diversos contextos culturais; membro fundador e presidente da direção da associação iGesto – Investigação do Gesto, criada com o objetivo de promover os estudos do gesto em Portugal.

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João Veloso


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Doutor (2004) e agregado (2010) em Linguística pela Universidade do Porto. Nesta mesma Universidade, é professor associado da Faculdade de Letras e coordenador do Centro de Linguística. A sua principal área de investigação é a fonologia. Tem publicado e dirigido trabalhos sobre estruturas segmentais e prosódicas do português e variação fonológica. Parte do seu trabalho abrange ainda a consciência metafonológica na sua relação com a aprendizagem da leitura e da escrita, as relações entre fonologia e ortografia, a tipologia linguística e as interfaces fonética/fonologia, fonologia/morfologia e fonologia/léxico, assim como as aplicações da fonética e da fonologia ao ensino de línguas, em especial ao ensino do português como língua não materna. Mais recentemente, tem desenvolvido trabalho sobre a aplicação da Teoria dos Elementos à descrição do vocalismo do português, as relações entre peso silábico e acento de palavra e os correlatos fonético-fonológicos do acento rítmico em português.

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Joaquim Ramos


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Joaquim Coelho Ramos é Leitor do Camões – Instituto da Cooperação e da Lingua na Universidade Carolina de Praga, Rep. Checa. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, é pós-graduado em Cultura Portuguesa Contemporânea pela Universidade Aberta, mestre em Português língua estrangeira / l2 pela Universidade do Porto e Doutor em Filologia Portuguesa pela Universidade Carolina, com uma tese sobre modalidade verbal na linguagem jurídica, em português europeu. Possui 3 livros e cerca de uma dezena de artigos publicados. Coordena o curso de Introdução ao Português Jurídico, no Centro Virtual Camões, e dirige o Centro de Língua Portuguesa em Praga, onde também coordena o curso de Português Institucional e da União Europeia. É membro do Conselho assessor da Associação Internacional de Lusitanistas e membro efetivo da Sociedade Checa de Língua Portuguesa. Em 2006, recebeu a medalha de mérito do Decanato da Faculdade de Filosofia da Universidade Carolina.

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Maria Alexandra Guedes Pinto

Doutorada em Linguística, Análise do Discurso, desde 2008, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde ingressara já como assistente em 1998 e onde se mantém até hoje na categoria de Professora Auxiliar de várias UC’s da área de Linguística, tais como Análise do Discurso, Pragmática e Sociolinguística. É membro da Comissão Científica do Mestrado em Tradução e Serviços Linguísticos e do Conselho Científico do Centro de Linguística da UP. Participa em vários projetos e redes de investigação internacionais, tendo sido investigadora responsável do Projeto 63IT41G0, sobre o Discurso da Ciência. É também membro do grupo de trabalho de publicidade da SOPCOM e do grupo Argumentation Hub dos Laboratório MIL (Media Innovation Labs) da UP. É responsável, desde 2011, pelas Jornadas Internacionais de Análise do Discurso – JADIS e pela publicação da REDIS – Revista de Estudos do Discurso. É ainda autora de várias publicações na área dos Estudos do Discurso.

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Clara Barros


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Licenciada em Filologia Românica, mestre em Linguística Portuguesa Descritiva e doutorada em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde leciona desde 1981. Prof. Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Desenvolve um trabalho de pesquisa e análise discursivo-textual que cruza várias áreas de investigação, a Linguística Histórica (Pragmática Histórica), a Linguística do Discurso, o estudo da variação linguística e a análise do discurso jurídico. Coordena desde 2012 o grupo Linguística Histórica – Historiografia Linguística que investiga aspetos específicos do funcionamento da gramática e do texto em perspetivação sincrónica e diacrítica. Membro externo do Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada da Universidade de Coimbra (CELGA). Integra a subárea Diacronia da linha de investigação Língua Portuguesa: Sincronia, Diacronia e Contacto. Membro do Centro de Investigação Transdisciplinar: Cultura, Espaço, Memória da Universidade do Porto (CITCEM). Integra o grupo Representações Glocais.

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Maria da Graça Pinto

Professora Catedrática da Universidade do Porto (FLUP), doutora em Linguística Aplicada (Psicoliguística e Neurolinguística) pela UP, sob orientação de Hermina Sinclair, da Université de Genève, e por Celso Cruz, da Faculdade de Medicina da UP. Recebeu o Prémio Gulbenkian de Ciência em 1986. Colaborou no Laboratório de Estudos da Linguagem do Hospital de São João/Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, de 1977 a 1995, e com Andrée Girolami-Boulinier, Professora de Ortofonia na Faculté de Médecine Pitié-Salpétrière, Paris, e ortofonista do Hôpital de Saint Vincent de Paul, Paris, de 1979 a 1998. É membro honorário da International Society of Applied Psycholinguistics. Diretora da revista Linguarum Arena – Revista de Estudos em Didática de Línguas da Universidade do Porto e criou o Programa de Estudos Universitários para Seniores da Universidade do Porto em 2006. É autora de livros, de capítulos de livros e de artigos publicados no país e no estrangeiro.

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Purificação Silvano


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Professora auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Concluiu o doutoramento em Linguística em 2011 na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e o mestrado em Linguística em 2003 na Universidade do Minho. A sua área principal de investigação é semântica formal ao nível da frase e do discurso, trabalhando tópicos como semântica do tempo e aspeto, relações retóricas, verbos de movimento e preposições e análise de sentimentos. Tem também desenvolvido trabalho no âmbito da linguística educacional. Tem participado em vários projetos relacionados com estas duas áreas. É autora de vários artigos em revistas nacionais e internacionais, de capítulos de livros e de manuais escolares. É coeditora do livro Estudos de Semântica.

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Fátima Silva

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Professora auxiliar e docente de Linguística no curso de Ciências da Linguagem, onde leciona as disciplinas de Semântica Lexical, Estruturas Léxicas do Português e Linguística de Texto, e nos cursos de mestrado em Linguística e doutoramento em Ciências da Linguagem, nos quais leciona Linguística de Texto. Leciona ainda o Seminário de Projeto e colabora no Estágio Pedagógico do mestrado em Português Língua Segunda/Língua Estrangeira (PL2/PLE). As suas áreas de investigação são a linguística de texto, a semântica lexical, a aplicação da linguística ao ensino e aprendizagem do português como língua não materna e a formação de professores de português língua não materna. Tem colaborado em vários projetos de investigação e integrado comités científicos de conferências e revistas nas suas áreas de investigação. É autora e coautora de vários artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, atas de encontros científicos e livros.

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Joana Guimarães


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Licenciada em Tradução de Alemão pela FLUP, concluiu o 1º Curso de Especialização em Interpretação de Conferência, na Universidade do Minho e foi agente temporária do Serviço Comum de Interpretação de Conferências da Comissão Europeia, em Bruxelas (1995-97). É Mestre em Terminologia e Tradução (FLUP, 2004) e doutorada em Tradução (FLUP, 2013). Na sua tese de Doutoramento (Dar instruções: para uma gramática do texto de especialidade) apresenta uma análise da categoria textual manual de instruções na perspetiva da Linguística de Texto. As suas principais áreas de interesse são a Comunicação e a Tradução Especializadas, com particular destaque para a compreensibilidade dos textos de especialidade (manuais, folhetos informativos, etc). Leciona várias unidades curriculares de 1º e 2º Ciclo na FLUP, na área da Língua Alemã, da Tradução e da Comunicação Especializada.

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Rogelio Ponce de León


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Licenciado em Filologia Clássica na Universidad Complutense de Madrid (1991) e doutor em Filologia na mesma Universidade. Desde 1994, leciona, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (como Leitor [1994-2001], como Professor Auxiliar [2001-2014] e como Professor Associado [2014-]), nas áreas de didática do espanhol como língua estrangeira, tradução espanhol-português, linguística espanhola e historiografia gramatical. É autor de dezenas de estudos sobre historiografia linguística na Península Ibérica, história do ensino do espanhol em Portugal e do português em Espanha, didática do espanhol como língua estrangeira e linguística contrastiva português-espanhol.

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Rui Sousa-Silva


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Leciona no Mestrado em Tradução e Serviços Linguísticos e no Mestrado em Linguística, e orienta dissertações e estágios de 2.º Ciclo, bem como teses de 3.º Ciclo. Desenvolve atualmente investigação em Linguística Forense e Cibercrime, em colaboração com o Gabinete Cibercrime da Procuradoria-Geral da República. É licenciado em Tradução e Mestre em Tradução e Terminologia pela FLUP e doutorado em Linguística Aplicada pela Aston University (Birmingham, Reino Unido), onde defendeu a tese em Linguística Forense Detecting Plagiarism in the Forensic Linguistics Turn. É autor de vários relatórios periciais de casos forenses e de vários artigos científicos sobre plágio, análise de autoria (computacional) e análise de discurso, tendo também apresentado várias dezenas de artigos em eventos científicos nacionais e internacionais e participado em Comissões Científicas de congressos internacionais.

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Simone Tomé


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Licenciada em línguas e literaturas modernas pela Faculdade de Letras da Universidade de Zurique (Suíça) e doutorada em Didática de Línguas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) com uma tese sobre a competência textual de textos de especialidade na língua estrangeira. Tem um Mestrado em Estudos Alemães pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É docente de Alemão Língua Estrangeira, formadora de professores e supervisora no âmbito do estágio pedagógico do Mestrado em Ensino na FLUP. Além disso, acompanha os estagiários na elaboração do seu relatório final de estágio. As suas áreas de investigação estão relacionadas com a didática de Alemão Língua Estrangeira e com a Linguística Textual. É vice-presidente da Associação Portuguesa de Professores de Alemão (APPA) desde 2011.

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Sónia Duarte


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Professora de Espanhol nos ensinos básico e secundário. Desenvolve a sua investigação nos campos da Historiografia Linguística (com particular destaque para a gramaticografia luso-espanhola) e da Didática do Espanhol (LE). Licenciou-se, na Universidade do Porto, em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses e Ingleses (1995) e em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses e Espanhóis (2002). É mestre em Estudos Ibéricos (2008), pela Universidade de Évora, e doutorou-se em Filología Hispánica e Clásica (2018), na Universidad de León, com a tese La lengua y la gramaticografía españolas en la tradición portuguesa – gramáticas y ortografías (siglos XVI a XIX).

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Sónia Rodrigues


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Professora Auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e investigadora no Centro de Linguística da Universidade do Porto. Os seus interesses de investigação incluem Pragmática, Linguística textual, Análise do Discurso, Linguística Educacional e Didática. Tem colaborado em projetos de investigação nestas áreas. Tem publicado vários artigos em textos selecionados e em revistas nacionais e internacionais.

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Thomas Hüsgen

Membro do Conselho Científico da FLUP é responsável entre outros, desde 2015, pelo curso de Mestrado em Tradução e Serviços Linguísticos. É autor de um livro no domínio da crítica de tradução literária Vom getreuen Boten zum nachdichterischen Autor. Übersetzungskritische Analyse von Fernando Pessoas Livro do Desassossego in deutscher Sprache (Peter Lang, 2005), e também de vários capítulos de livros e artigos em revistas nacionais e internacionais nas suas principais áreas de investigação: Teoria da Tradução, Linguagem e Texto de Especialidade e Crítica de Tradução Literária. Participou em projectos de investigação financiados, entre os quais enquanto coordenador no projecto transnacional de desenvolvimento curricular Sócrates-Erasmus 29233-IC-1-2002-PT-ERASMUS-PROGUC-2 “Intercultural Communication”, em colaboração com a Katholieke Hogeschool Zuid-West-Vlaanderen/Bélgica, Bradford College/Inglaterra, Dublin Institute of Technology/Irlanda, Universität Flensburg/Alemanha, Miskolci Egytem/Húngria e Rezekne Augstskola/Letónia.

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