Apresentação

O Centro de Linguística da Universidade do Porto (CLUP) é uma unidade de investigação alojada na Universidade do Porto, e a única unidade de investigação exclusivamente dedicada à investigação em linguística na região Norte do país. O CLUP é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tencologia, ao abrigo do Projeto - FCT UID/LIN/00022/2019.

Fundado em 1976 sob o impulso de Óscar Lopes, um linguista e humanista conhecido pelo seu envolvimento, congrega atualmente cerca de quatro dezenas de investigadores (incluindo estudantes de doutoramento, bolseiros de pós-doutoramento e colaboradores externos) que exploram áreas e temas tão diversos como a fonologia, a sintaxe, a semântica, o léxico, o discurso, a psicolinguística aplicada e a comunicação de especialidade.

Entre os principais recursos disponibilizados pelo CLUP, quer à comunidade académica, quer ao público em geral, contam-se a biblioteca do Centro, uma das principais bibliotecas especializadas de linguística em Portugal, recursos eletrónicos como o Corpógrafo (parte do projeto Linguateca).

Os principais objetivos do CLUP são (a) o aprofundamento da investigação que tem sido desenvolvida na unidade, nas suas diversas áreas, e (b) o alargamento a outras áreas temáticas, privilegiando o cruzamento entre abordagens e disciplinas, como por exemplo, Linguística Forense, Aplicações Computacionais e estudos sobre Língua Gestual Portuguesa.

O Centro tem as suas principais instalações no edifício principal da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Via Panorâmica, Piso 4, Sala Óscar Lopes), onde funcionam a sede, a biblioteca e as salas de leitura e de reuniões do CLUP, e dispõe ainda de um conjunto de salas no edifício IDFLUP, na Rua dos Bragas.